O que é?

As bases de dados utilizadas para a produção de indicadores no Sistema de Informações Geográficas do Observatório do Trabalho representam o esforço de constituir um sistema que relacione um conjunto bastante amplo de informações sobre mercado de trabalho, economia, demográficos e sociais às realidades territoriais do estado de Minas Gerais. O conhecimento dessas bases, com um aprofundamento analítico sobre suas condições de consistência estatística, além de suas potencialidades de uso, permite a produção de conhecimento a partir da elaboração de indicadores oriundos dessas bases de dados.

A seguir serão apresentadas as informações sobre as bases de dados utilizadas na elaboração desses indicadores:

Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária – SIES

O SIES identifica e organiza as informações sobre a Economia Solidária, isto é, empreendimentos de economia solidária e entidades de apoio e fomento em todo o Brasil

Fonte: Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária
Ano-Base: 2009 a 2013

Relação Anual de Informações Sociais – RAIS

A RAIS é um Registro Administrativo que disponibiliza dados reais sobre a situação trabalhista nacional. É um instrumento fundamental para entendimento do mercado de trabalho formal brasileiro. Com a RAIS, podemos nos aprofundar sobre as principais características de assalariados celetistas e estatutários no país e inferir alguns aspectos da dinâmica econômica local

Fonte: Secretaria do Trabalho / Ministério da Economia
Ano-Base: 2011 a 2019

Programa Seguro-Desemprego – SD

O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art.7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente.

Fonte: Secretaria do Trabalho / Ministério da Economia
Ano-Base: 2010 a 2019

Intermediação de mão de obra – IMO

Atividade desenvolvida pelo Ministério da Economia – ME por meio do Sistema Nacional de Emprego – SINE com objetivo de (re)colocar o trabalhador no mercado de trabalho.

Fonte: Secretaria do Trabalho / Ministério da Economia
Ano-Base: 2011 a 2020

Censo Demográfico

O Censo é um estudo realizado para o levantamento de informações sobre a população do país e sua condição de vida.

São exemplos de informações coletadas no Censo:

  • Qtde de pessoas que moram no País, Estados e Municípios
  • Qtde de homens e mulheres
  • Qtde de pessoas trabalhando e desempregadas
  • Renda salarial da população brasileira

Produto Interno Bruto – PIB

O PIB mede a atividade e o crescimento econômico de uma localidade, através de cálculos de oferta e demanda de bens e serviços. Permite também analisar quais setores geraram mais e menos renda, permitindo diagnósticos que apontem caminhos para melhora da economia.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
Ano-Base: 2020

Censo Escolar da Educação Básica

O Censo da Educação Básica é um instrumento de coleta de informações da educação básica e uma importante fonte de pesquisa estatística educacional do país. Ferramenta fundamental para que atores educacionais compreendam a situação educacional e, com isso, possam acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP
Ano-Base: 2020

Censo da Educação Superior

O Censo da Educação Superior é um instrumento de pesquisa sobre as Instituições de Educação Superior – IES que ofertam cursos de graduação e formações específicas. O Objetivo da Pesquisa é oferecer informações estatísticas e confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de Educação Superior.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP
Ano-Base: 2019