Base de Dados

O que é?

As bases de dados utilizadas para a produção de indicadores no Sistema de Informações Geográficas do Observatório do Trabalho representam o esforço de constituir um sistema que relacione um conjunto bastante amplo de informações sobre mercado de trabalho, economia, demográficos e sociais às realidades territoriais do estado de Minas Gerais. O conhecimento dessas bases, com um aprofundamento analítico sobre suas condições de consistência estatística, além de suas potencialidades de uso, permite a produção de conhecimento a partir da elaboração de indicadores oriundos dessas bases de dados.

A seguir serão apresentadas as informações sobre as bases de dados utilizadas na elaboração desses indicadores:

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Trata-se de um registo administrativo, sob responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, de fluxo de empregados e desempregados em relação ao setor formal (excluindo servidores públicos estatutários e militares).

A partir de janeiro de 2020, o uso do Sistema do CAGED foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para o envio das informações por parte das empresas, conforme estabelecido pela Portaria SEPRT no 1.127, de 14/10/2019. Dada a mudança metodológica, passou-se a utilizar o termo “Novo CAGED” para fazer referência aos dados do CAGED de janeiro de 2020 em diante.

Periodicidade: Divulgação mensal (sujeito a ajustes ao longo do tempo).

Abrangência: Nacional.

Desagregação geográfica: Brasil, Regiões, Unidades Federativas, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

Link de Acesso: http://pdet.mte.gov.br/o-que-e-novo-caged

Relação Anual de Informações Sociais (Rais)

A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) é um registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego, criado em 1975, pelo Decreto no 76.900/75. Apresenta informações sobre todos os estabelecimentos formais e vínculos celetistas e estatutários no Brasil (inclusive servidores públicos estatutários e militares).

Constitui um importante instrumento para o cumprimento das normas legais, como também é de fundamental importância para o acompanhamento e a caracterização do mercado de trabalho formal brasileiro. Também como o Caged, a obrigatoriedade de declaração da Rais por parte das empresas passou a ser feita através do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), a partir do ano base 2019.

Periodicidade: Anual (com defasagem de aproximadamente 6 meses).

Abrangência: Nacional.

Desagregação geográfica: Brasil, Regiões, Unidades Federativas, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

Link de Acesso: http://www.rais.gov.br/sitio/sobre.jsf

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (Pnad)

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PnadC) é uma pesquisa amostral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que visa acompanhar as flutuações e a evolução da força de trabalho, e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país.

Na PnadC Trimestral os domicílios selecionados para a amostra são pesquisados uma vez a cada trimestre, durante cinco trimestres sucessivos e, depois, são retirados da amostra.

Periodicidade: Trimestral.

Abrangência: Nacional.

Desagregação geográfica: Brasil, Regiões, Unidades Federativas, Regiões Metropolitanas e Capitais.

Link de Acesso: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/condicoes-de-vida-desigualdade-e-pobreza/17270-pnad-continua.html

Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)

O Cadastro Único para Programas Sociais (Cadastro Único ou simplesmente CadÚnico), criado em 2001, reúne um rico conjunto de informações sobre famílias brasileiras de baixa renda.

Com uma contribuição indiscutível para o aumento da racionalização dos programas sociais do governo federal a partir de meados dos anos 2000, a base de dados do cadastro ainda possui cobertura censitária da população de baixa renda, sendo um instrumento importante para a formulação e implementação de políticas públicas, assim como para realização de estudos e pesquisas.

A gestão do cadastro acontece no âmbito do governo federal e sua operacionalização se dá por meio da Caixa Econômica Federal. O cadastro das famílias e a atualização cadastral competem aos municípios.

Periodicidade: Mensal.

Abrangência: Nacional.

Desagregação geográfica: Brasil, Regiões, Unidades Federativas e Municípios.

Link de Acesso: https://ces.ibge.gov.br/base-de-dados/metadados/mds/cadastro-unico-dos-programas-sociais-cadunico.html

Glossário

Glossário é uma espécie de dicionário contendo uma breve explicação sobre termos e palavras técnicas que não são do conhecimento de todos. Nessa aba estão todas as palavras e expressões utilizadas no âmbito do Observatório do Trabalho de Minas Gerais, de forma a facilitar o entendimento do usuário.

Para baixar o Glossário de Variáveis, clique aqui

Manual Sig-Web

Elaborada para auxiliar os usuários finais do i3Geo, aplicativo desenvolvido para o acesso e análise de dados geográficos utilizando a web, de forma a construir interfaces amigáveis e intuitivas. Com esse manual os usuários poderão conhecer todo o potencial do i3Geo e experimentar o uso seguindo os exemplos práticos. 

Para acessar o Manual Sig-Web, clique aqui